Calçados
Sacos de Dormir

O aparecimento de bolhas faz parte do pacote de diversões do Caminho. Não se deixe abater por isto. Elas ocorrem em razão do atrito do pé com o calçado, sendo que seu aparecimento é facilitado pela humidade, que contribui amolecendo a pele.


Como evitar as bolhas

Use sua bota ou tênis, por algum tempo antes de viajar (um a dois meses), de forma a "amaciá-la" o suficiente.

De tempos em tempos, retire seu calçado, examine as meias e deixe os pés "respirarem" um pouco. Uma boa hora para isto é em momentos de descanso ou nas ocasiões que vai almoçar ou lanchar.

Faça o possível para manter os pés secos, usando um tipo de meia adequado (feita de coolmax) que possibilita uma melhor evaporação da humidade.

Use duas meias (se conseguir se acostumar), sendo uma fina e outra grossa, por cima da primeira.

Antes de caminhar passe vaselina, vick vaporub ou polvilho antisético Granado em todo o pé.

Ao sentir a menor sensação de dor ou "aquecimento", pare e cubra a área afetada com esparadrapo do tipo microporo (ou COMPED). Certifique-se de colocar a meia de forma tal a não provocar qualquer ruga ou dobra.


Tratamento de bolhas

Caso ocorra o aparecimento de uma bolha, proceda da seguinte maneira:

0 - Lave o pé e desinfete a superfície da bolha com alcool.

1 - Pegue uma agulha e linha (de algodão) e deixe-as imersas - uns dois minutos - em uma solução desinfetante (iodo, água oxigenada ou alcool).

2 - Fure a bolha com a agulha e precione levemente para remover o líquido existente (não remova a pele).

3 - Costure a bolha deixando um pedaço da linha, de fora, de ambos os lados da costura. Isto irá proporcionar a drenagem do líquido remanescente.

4 - Passe iodo (ou betadine) ou pomada cicatrizante por cima da área afetada.

5 - Proteja toda a área com gaze fina e esparadrapo microporo.

6 - Após a bolha secar e já houver a formação de nova pele, proteja a área com esparadrapo, para evitar recidivas.

Se a bolha for de tamanho grande (provavelmente um sinal que você foi imprevidente), além dos procedimentos acima, faça uma pequena incisão na pele e forma a ser possível colocar o iodo (ou betadine) dentro da bolha. Você vai dar uns pulinhos, mas é uma dor suportavel.

Caso você note inflamação forte, tenha febre ou a bolha apresente pus ou sangue, procure um médico imediatamente. Provavelmente você irá precisar de antibióticos.


O uso do COMPED

O COMPED é um material (um esparadrado grosso), vendido em vários formatos e tamanhos, para ser usado como adesivo, na PREVENÇÃO da formação de bolhas. Sabe-se de casos que, mesmo em pequenas bolhas, houve a ocorrência de inflamação, não detetada a tempo por ter o COMPED incoberto a área afetada.

Na ocorrência de casos como estes, a retirada do COMPED pode ser um processo doloroso. Use éter ou agua oxigenada para ajudar a remoção.



As opiniões aqui emitidas podem não ter respaldo da medicina. São apenas experiências dos peregrinos.