Livro Completo
Roncesvalles - 20/05/98 - Quarta-feira

Ainda estava escuro quando acordei com o ruído de peregrinos movendo-se pelo dormitório e arrumando suas mochilas. Eram 5h40min e estava chovendo. Fiquei na cama mais um pouco. Quando a fraca luz de um dia chuvoso já se espalhava no albergue, resolvi levantar e me preparar para sair. Muitos já haviam saído, apesar da chuva. Haviam outros brasileiros no albergue mas só cheguei a conhecer naquele dia a Mércia, de Minas Gerais. Eu e Paulo Roberto nos demoramos arrumando as mochilas e tomando café próximo ao albergue, esperando a chuva passar ou pelo menos diminuir.

Começamos a aliviar o peso da mochila. Abandonei o pequeno dicionário Português- Espanhol. O Paulo doou algumas coisas para o albergue e despachou outras para Barcelona.

Saímos às 9h15min sem chuva. Paramos em Burguete, após cerca de 30 minutos de caminhada, para fazer compras no mercado, trocar meus cheques de viagem por pesetas e pegar as coisas deixadas no hotel. Saímos de Burguete às 11h20min e seguimos pela estrada até Espinal, onde fiz cópia xerox de algumas páginas do guia para facilitar a consulta. Seguimos as setas amarelas e passamos por muita lama. Então resolvemos ir pela estrada até Viscarret, onde voltamos a seguir as setas. A partir dali alternavam-se trechos bons com outros cheios de lama.

Chegamos ao albergue de Zubiri às 19h. Lá encontramos a Mércia, que conhecemos em Roncesvalles e outras 3 brasileiras que vieram juntas de Maringá, no Paraná. Eram Conceição, Sandra e Vera. Elas iniciaram o Caminho em Roncesvalles, onde chegaram naquele mesmo dia, de manhã.

O albergue de Zubiri é menor que o de Roncesvales mas é bem confortável.. Os beliches já estavam todos ocupados e ficamos com colchões de espuma no chão. Lavei a roupa suja dos dois dias de caminhada e a coloquei para secar. Depois tomei um bom banho quente e fui ao único restaurante para jantar, mas quando lá cheguei a comida já havia acabado. Então voltei para o albergue e preparei sanduíches com o que tinha comprado de manhã. Logo após comer, deitei-me e dormi.