Rotas e Mapas

Quem pretende ir ao Caminho Aragonês aqui está um plano de viagem, passo a passo (feito em fevereiro de 2003), que acreditamos ser de grande valia para o peregrino. Os passos são os seguintes:

a) Via Pamplona b) Via Zaragoza c) Albergues d) Somport a Jaca e) Jaca a Arrés
f) Arrés a Artieda g) Artieda a Sangües h) Sangüesa a Monreal i) Monreal a P. La Reina

PUERTO SOMPORT ATÉ JACA


Distância aproximada: 30,6 km
Tempo médio: De 08.00 a 08.30 horas
Composição do terreno: Asfalto: 4,2 km - Caminhos de terra: 14,4 km - Trilhas: 12,0 km
Altitudes: 920 a 1600 metros

Puerto Somport a Canfranc estación - 7,4 km

O caminho inicia na fronteira franco-espanhola e percorre trilhas e caminhos de terra ao lado do rio Aragón. Às vezes pelo lado direito do rio e outras pelo seu lado esquerdo. Inicia pela altitude máxima de 1.600 metros em Puerto Somport e começa uma descida constante apesar de algumas subidas ocasionais. Tomar cuidado em caso de mau tempo ou neve.

Pontos de interesse:

Pequena capela de Somport
Monumento peregrino de Somport
Albergue Aysa de Somport
Marco inicial caminho aragonês
Local do antigo Hospital de peregrinos Santa Cristina, em Candanchú

Apoio logístico - Canfranc Estación:
Em Canfranc Estación o peregrino terá amplo apoio para alimentação, hospedagem e serviço bancário.

Canfranc Estacíón a Canfranc Pueblo - 4,2 km

Saída de Canfranc pela estrada, e depois do túnel, ao lado da represa, retorna-se a trilha ao lado esquerdo do rio Aragón.
O caminho continua às margens do rio Aragón por trilhas e caminhos agradáveis. Sempre estarão paralelas e próximas a estrada, o rio e a trilha.

Pontos de interesse:
Estación de Canfranc
Torre de fusileros
Cachoeira de Canfranc (parada obrigatória)
Coll ladrones

Apoio logístico - Canfranc Pueblo:
Em Canfranc pueblo o apoio é restrito. Possui algum comércio e um albergue.

Canfranc Pueblo a Villanúa - 4,8 km

Saída pela rua paralela a estrada N-330, e logo em seguida retorna-se ao caminho passando pela ponte medieval dos peregrinos.< br /> O caminho prossegue ao lado do rio Aragón e na altura das Cuevas de las Güixas estaremos entrando no povoado de Villanua.

Na entrada de Villanua surgem 2 opções. Entrar à esquerda passando no povoado antigo e seguir por caminhos de terra na direção das pontes que cruzam o rio Aragón e em seguida a via férrea. Ou entrar à direita seguindo a estrada N-330 e passando na parte nova do povoado chamado de Arrabal de Villanua. Saindo do povoado terás um bom andadero até o Km 656. Uma seta do caminho ao lado direito da estrada te leva a um amplo e agradável caminho de terra que te conduz a Castiello de Jaca.

Pontos de interesse:

Ruínas da Iglesia de La Asunción< br /> Ponte Medieval Canfranc< br /> Cueva de Las Güixas

Apoio logístico - Villanúa

Em Villanua ao longo da estrada possui um pequeno comércio. Na parte antiga do povoado fica o albergue. Existe um hotel mas funciona mais em função da estação de esqui de Candanchú, logo não conte com ele.

Villanua a Castiello de Jaca - 6,9 km

Na entrada de Villanua terás que tomar a decisão. Opção à esquerda ou à direita ? Eu já utilizei as duas e prefiro a segunda.< br /> É menor e menos complicada. Continuando pela estrada N-330 passamos dentro do Arrabal de Villanua que estende-se pelos dois lados da rodovia. No Km 656 cruzar a estrada e um amplo caminho de terra conduz ao povoado de Castiello de Jaca. < br /> O interessante do trecho é olhar sempre para traz e ver os Pirineus ao longe. É claro que depende do tempo para vislumbrar uma boa vista do local.

Pontos de interesse:

Calle Santiago em Castiello de Jaca< br /> Iglesia San Miguel em Castiello de Jaca

Apoio Logístico - Castiello de Jaca

Em Castiello de Jaca na saída do povoado, do outro lada da estrada, existe um restaurante e um hotel muito bom para uma parada eventual.

Castiello de Jaca até Jaca - 7,3 km

Saída de Castiello de Jaca cruzando a N-330 e retornando para a belíssima trilha na beira do rio Aragón. É um dos trechos que vale a pena perder um pouco de tempo. Será necessário cruzar o rio através umas pedras. Não tenha pressa. Tire o calçado coloque a sandália ou papete e atravesse aquele rio de águas frias. Fará bem aos pés e terá um relaxado descanso. Após cruzar a estrada N-330 um longo caminho de terra ao lado direito da estrada conduz ao Centro da cidade de Jaca.

Pontos de interesse:

Trilha na beira do rio Aragón.(vale a pena perder bom tempo no local)< br /> Iglesia Santiago, em Jaca< br /> Catedral de San Pedro, em Jaca< br /> Ciudadela de Jaca

Apoio logístico - Jaca

Dispõem de todos os recursos. Albergue, hotéis, hostais, correios, bancos, restaurantes, bares, lojas de souvenirs, lojas de material esportivo e de camping etc...

Observações:

Não é obrigatório caminhar os 30 km em um só dia. Cada um faz a sua rota diária mais apropriada as suas reais condições.< br /> Eu particularmente o fiz com paradas em Canfranc estación, Castiello de Jaca e Jaca, pois o trecho merece ser visto, sentido e escutado.

Dê uma olhada nos álbuns de fotos http://fotos.terra.com.br/album.cgi/293930 e http://fotos.terra.com.br/album.cgi/298578

ROTAS E MAPAS