Documentos
Documentos Necessários

Para a sua viagem de peregrinação, você deverá possuir os seguintes documentos:

Passaporte - fornecido pela polícia federal. Se você já o possuir, verifique a data de validade.

Credencial de Peregrino - fornecida pela AACS-Brasil.

Carteira Internacional de Motorista - caso o peregrino pretenda dirigir.

Cartão de Crédito - Há peregrinos que optam por cartão de crédito, onde sacam em moeda local (Euro) nos caixas eletrônicos e são debitados em sua conta corrente o valor correspondente, acrescido de uma taxa administrativa (ex: Visa Electron; Bancos conveniados com "Cirrus", "Maestro"). Caso o cartão não seja conveniado, o peregrino terá uma surpresa quando chegar a fatura, pois terá juros altos a pagar.

Por segurança, leve mais de um cartão. Já aconteceu de um caixa automático engulir um cartão. Além disso, se você levar as faturas dos cartões, isto servirá para comprovação de meios econômicos (veja abaixo).

ATENÇÃO: Antes de viajar, não se esqueça de fazer a liberação dos cartões para gastos nos países de destino!

Passagem aérea - Poderá ser adquirida em qualquer Agência de Viagens. Normalmente, quem escolhe fazer o Caminho Francês, saindo de Saint Jean Pied de Port ou Roncesvalles, compra a passagem Brasil-Madrid-Pamplona (ida) e Santiago-Madrid-Brasil (volta). De Pamplona a Roncesvalles ou a Saint Jean, o meio mais prático é de táxi, que poderá ser "rachado" por até 4 pessoas.

Original e cópia do documento de compra de cheques de viagem - se for o seu caso - para o caso de perda ou roubo.

Obs.: Existem várias outras opções de roteiro. Procure seu agente de viagens, que ele poderá lhe aconselhar sobre o melhor roteiro e a melhor oferta dentre as várias Companhias Aéreas. Veja também a página de Seguros.


Relação de obrigatoriedades:


Tire cópias de todos os seus documentos e as embale em um saco plástico, dentro da mochila.